Alguns jogadores envergaram a camisa do Bangu Atlético Clube apenas por uma partida; Júlio (Júlio Barbosa) em 1943, Lopes (Ibsen Lopes de Castro) em 1921, Abrelino (Abrelino Alves Lima) em 1932, Lero (Geraldo dos Santos) em 1952, João Batista (João Batista Pereira) em 1975, Lailson (Lailson Henrique Ferreira) em 1977, entre outros.
MasNo entanto, dos jogadores que atuaram somente uma vez com a camisa alvirrubra, o que maior importância teve para a história do Bangu AC, foi o português José Villas Boas (José Martins Gomes Villas Boas).
O Sr. José Martins Gomes Villas Boas |
A importância de José Villas Boas para a história do Bangu deve-se à:
- Ter feito parte da primeira diretoria do Clube recém fundado, como membro do Conselho Fiscal, sob a presidência de William French.
- Ter sido o segundo presidente do Bangu, em 1905, e voltando a sê-lo em 1918.
- Ter desenhado o escudo do Bangu, considerado por muitos um dos mais bonitos do Brasil.
O Escudo do Bangu AC, desenhado pelo Sr. José Villas Boas, em 1904 |
O então chefe da seção de gravura da Fábrica de Tecidos Bangu, que fazia parte da primeira diretoria do Bangu A C, como membro do Conselho Fiscal, fez questão de jogar a segunda partida do Clube Proletário, que seria a primeira a ser disputada nos seus domínios, no campo do Jardim da Fábrica.
José VilLas Boas - Presidente do Bangu AC (o primeiro à esquerda, em pé) |
No domingo, 31 de julho de 1904, o zagueiro José Villas Boas, aos 47 anos, ao lado de William Procter, James Hartley, Augusto Rosemberg, Clarence Hibbs, William Hellowell, Andrew Procter, Thomas Donohoe, John Stark, Francisco de Barros e Fred Jacques, entrou no gramado do campo do Jardim da Fábrica, para enfrentar e vencer o Andarahy por 6 x 0, em partida amistosa. Marcaram para o Bangu, Fred Jacques, John Stark, Thomas Donohoe e novamente John Stark (por 3 vezes).
José Villas Boas, em sua vida profissional, além de ter sido chefe da seção de gravura da Fábrica de Tecidos Bangu, também foi desenhista da Casa da Moeda do Brasil, de onde saiu para trabalhar na Planta Cadastral da Prefeitura da Cidade.
O Sr. José Martins Gomes Villas Boas faleceu em 1934, aos 77 anos.
Fontes: Bangu.NET / Livro Imagem e Letra (Volume 10 da Coleção Texto e Arte) de Orlando da Costa Ferreira - EDUSP - São Paulo - 1994.
_____________________________________________________________________________
17/04/1904
- 17/04/2018
Faltam
8 dias para os 114 anos do Bangu Atlético Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário