“O Bangu Atlético Clube é forte e vive dentro de cada um de nós. Sua sublime história e o seu caráter pioneiro continuam vibrando intensamente em cada coração banguense” (Luiz A. Vila Flor)

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Há 65 anos o Bangu AC goleava a AA Portuguesa, por 8 x 1, com 5 gols de Nívio Gabrich

No domingo, dia 1º de novembro de 1953, há exatos 65 anos, o Bangu Atlético Clube jogava no Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho pela 6ª rodada do 2º turno do Campeonato Carioca daquele ano. O adversário foi a Associação Atlética Portuguesa.
Time base do Bangu AC no Campeonato Carioca de 1963*.
*1- Foto do Acervo do Grêmio Literário Jos[é Mauro de Vasconcelos / Bangu.NET.
*2- Em pé: Hélcio Jacaré, Ubirajara, Mário Tito, Zózimo, Ocimar e Nilton dos Santos. / Agachados: Paulo Borges, Bianchine, Parada, Roberto Pinto e Mateus.
 
O Bangu iniciou sua campanha no Campeonato Carioca de 1953 no dia 16 de julho daquele ano, com um decepcionante empate em 1 x 1 com o Canto do Rio, no Estádio Proletário.

O Alvirrubro manteve os bons jogadores da boa temporada de 1952 (terminou na 4ª colocação), como Djalma, Alaíne, Décio Esteves, Menezes, Zizinho, Moacir Bueno, Zózimo e Nívio. O técnico Tim permaneceu no comando da equipe somente até o último amistoso de janeiro, antes do recesso (dia 31 - Atlético Mineiro 3 x 5 Bangu - Estádio Independência - Belo Horizonte).

Délio Neves assumiu o comando técnico da equipe após o recesso e estreou em 22 de março com derrota por 4 x 3 na revanche contra o Galo, no mesmo Independência.

Mesmo contando com um elenco de ótima qualidade, tendo a frente o magistral Zizinho, Délio não conseguiu armar um bom time, que fou muito mal no Rio - São Paulo
Parada entra no gramado do Maracanã para mais um jogo do Bangu AC.
Depois dos grandes times formados no início da década de 1950, o Bangu, nesse início de uma nova década, enfim mostrava um grande time. E que time!

Tendo Parada como o cérebro do time, assessorado por dois grandes artilheiros, Bianchine e Paulo Borges, a equipe ainda contava com um jovem e promissor ponteiro esquerdo, Mateus, e um meio campo clássico, técnico e muito eficiente, tanto ofensiva, quanto defensivamente, formado por Ocimar e Roberto Pinto. O Técnico Tim podia ter um time super ofensivo, pois na retaguarda tinha tranquilidade com uma defesa muito segura, encabeçada pelo eterno ídolo, o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há 3 anos o Bangu AC vencia a Seleção (Universitária) da Coréia do Sul, na prorrogação, e conquistava a BTV Cup 2015, em sua 15ª edição

Da mesma forma que em 2013, o Bangu AC foi o convidado para ser o representante brasileiro na 15ª BTV Cup, disputada no Vietnam naquele ...