“O Bangu Atlético Clube é forte e vive dentro de cada um de nós. Sua sublime história e o seu caráter pioneiro continuam vibrando intensamente em cada coração banguense” (Luiz A. Vila Flor)

sábado, 31 de março de 2018

Rafanelli, o capitão do Bangu: Zagueiro argentino que nunca foi expulso vestindo a camisa alvirrubra

Ramon Roque Rafanelli (Rafanelli) nasceu na província de Santa Fé (Argentina) no dia 5/3/1921. Começou a atuar como jogador profissional no Club Atlético Unión, clube da sua cidade natal, por sila, tão alvirrubro quanto o Bangu. Veio para o Brasil em 1943 para atuar no Vasco da Gama (RJ), onde jogou até 1948, tendo feito parte do chamado "expresso da vitória".
Rafanelli vestindo a camisa alvirrubra do Bangu AC.
Em 1949, o Dr. Guilherme da Silveira o trouxe para o Bangu, pagando Cr$ 250 mil. Rafanelli teria a missão de substituir Domingos da Guia, que pretendia encerrar a carreira.

O grande capitão banguense estreou com a honorável camisa alvirrubra, há exatos 69 ano, no dia 31 de março de 1949, na partida amistosa Flamengo 2 x 2 Bangu, realizada no Estádio do Botafogo FR, na Rua General Severiano.
O Papa Francisco autografa a atual camisa alvirrubra do C A Unión,
Clube Argentino onde Rafanneli iniciou sua carreira.
Rafanelli, figurinha carimbada (nº 80) na página do Bangu do Álbum "Picando o Couro",
editado em 1952 pela Fábrica de Balas José Innocente (SP).
De 31 de março de 1949, quando estreou no empate com o Flamengo por 2 x 2, até 31/1/1953, quando fez sua última partida pelo Bangu na vitória sobre o Atlético Mineiro por 5 x 3, disputou 122 jogos, com 68 vitória, 19 empates e 35 derrotas. Nunca marcou um gol pelo Bangu, mas, em contrapartida, nunca foi expulso vestindo a honorável camisa alvirrubra.
Da esquerda para a direita: Oswaldo, Rafanelli, Mirim, Vermelho, Ruy Campos e Alaine;
Mendonça, Zizinho, Moacir Bueno, Djalma e Nivio 
Apesar do Bangu ter formado uma forte equipe no início da década de 50, o único título conquistado pelo alvirrubro foi o de Campeão do Torneio Início do Rio - São Paulo de 1951. Rafanelli, como o capitão da equipe, recebeu a taça do prefeito do Distrito Federal, Sr. Mendes de Morais. Também foi Vice-Campeão Carioca pelo Bangu, em 1951, mas se contundiu na primeira partida decisiva contra o Fluminense e não atuou na segunda.
O capitão banguense Rafanelli recebe a Taça de campeão do Torneio Início do
 "Rio x Sâo Paulo" de 1951, das mãos do prefeito do Distrito Federal, Mendes de Morais
No início de 1953, o uruguaio Ondino Vieira, que havia sido seu técnico no Bangu, pediu a diretoria do Palmeiras (SP) a sua contratação, o que foi concretizado.

Ao pendurar as chuteiras continuou a morar no Brasil. O grande capitão banguense faleceu aos oitenta anos  continuou morando no Brasil, falecendo aos 80 anos, no dia 6 de julho de 2001, em Niterói (RJ). Na próxima quarta feira terão passados exatos 15 anos desde a sua morte.

Fontes: Bangu.NET / Wikipédia / LIVROZILLA / Álbum e Figurinhas no Comunidades / Nostalgia Álbum de Figurinhas
_____________________________________________________________________________
17/04/1904 - 17/04/2018
Faltam 17 dias para os 114 anos do Bangu Atlético Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Há 3 anos o Bangu AC vencia a Seleção (Universitária) da Coréia do Sul, na prorrogação, e conquistava a BTV Cup 2015, em sua 15ª edição

Da mesma forma que em 2013, o Bangu AC foi o convidado para ser o representante brasileiro na 15ª BTV Cup, disputada no Vietnam naquele ...